Normas de Submissão
REGRAS PARA ENVIO DE TEMA LIVRE
1. O Sistema para envio de resumos estará disponível a partir do dia 26 de fevereiro de 2025.
2. Para submeter os trabalhos é necessário que o autor responsável pela submissão do resumo esteja inscrito e participe do evento. Não é necessário efetuar o pagamento no momento da inscrição. Isso poderá ser feito após a divulgação do aceite do resumo. Os demais autores que se inscreverem no congresso não deverão reenviar o resumo já inscrito.
3. A data limite para o envio de resumos é 04 de abril de 2025.
4. O envio do resumo é exclusivamente via site do congresso.
5. Siga as instruções da tela para acessar o formulário de submissão de resumos. Preencha todos os campos do formulário online.
6. Antes de submeter o resumo, revise com atenção. Eventuais alterações serão permitidas somente até o prazo final de envio de resumos, enquanto na condição de "rascunho".
7. O autor responsável pela submissão deverá preencher todos os campos no formulário online. Todas as comunicações referentes ao(s) trabalho(s) científico(s) serão enviadas somente ao autor pelo e-mail cadastrado e ele(a) deverá encarregar-se de repassar aos co-autores.
8. Após a submissão do resumo será enviado um e-mail automático para o responsável pelo trabalho (quem o submeteu), confirmando as informações cadastradas. Verifique se todas estão corretas. Caso não estejam você deve acessar sua área restrita e efetuar as alterações pertinentes (o que poderá ser feito até a data limite para submissão dos resumos).
9. Caso não receba o e-mail automático no mesmo dia confirmando o envio, o resumo pode não ter sido enviado corretamente. Nesse caso, entre em contato por e-mail: secretaria@sdeventos.com.br, informando o evento e o problema ocorrido.
10. Verifique as descrições das categorias abaixo e escolha uma que mais atenda sua pesquisa e resumo enviado:
A. Estudos Clínicos com Humanos: Esta categoria abrange pesquisas que envolvem a participação de humanos. Os estudos clínicos podem incluir ensaios clínicos, investigações sobre tratamentos, intervenções e a eficácia de medicamentos ou terapias.
B. Estudos de Experimentação com Animais: Nesta categoria são aceitos resumos que relatam pesquisas realizadas com modelos animais. Os estudos podem envolver investigações sobre doenças, testes de novos medicamentos ou terapias, e a compreensão de processos biológicos.
C. Estudos Epidemiológicos: Esta categoria se refere a pesquisas que analisam a distribuição e determinantes de doenças em populações. Os estudos epidemiológicos podem incluir análises de dados, investigações de surtos, e estudos de coorte ou caso-controle.
D. Campanhas Junto com a Comunidade: Esta categoria é dedicada a projetos, pesquisas e campanhas que envolvem a interação e colaboração com comunidades. Devem descrever iniciativas que visam promover a saúde, educação ou bem-estar social, destacando a participação da comunidade e os resultados alcançados.
11. Todos os trabalhos APROVADOS serão PUBLICADOS nos anais da Revista Brasileira de Hipertensão. Verifique as Normas para Publicação, baixe o arquivo modelo, formate seu trabalho e faça upload no sistema
INSTRUÇÕES PARA PREPARAÇÃO DE RESUMOS
- O Título deve ser conciso, em letras MAIÚSCULAS e refletir o estudo a ser apresentado, com limite de 250 caracteres.
- O Autores devem ser citados pelo nome completo com a primeira letra de nome e sobrenome em maiúscula. Serão permitidos até 10 autores por resumo.
- Relacionar as Instituições de cada autor com numerais sobrescritos após cada nome.
- A Instituição ou Instituições onde o trabalho foi realizado, assim como os nomes dos autores, NÃO devem ser mencionadas no corpo do texto.
- O texto do resumo não deve exceder 2.500 caracteres com espaços.
- O resumo deverá ser estruturado e digitado seguindo a sequência: Introdução, Objetivo, Método, Resultados e Conclusão; essa sugestão não se aplica para Relatos de Caso/Casos Clínicos.
- Os relatos de caso deverão ser estruturados e digitados seguindo a sequência: Apresentação do Caso, Discussão e Comentários Finais. Considerando que os relatos de casos contribuem de modo importante para a troca de experiência entre os profissionais, a Comissão recomenda que sejam enviados apenas relatos de casos comuns com evolução atípica ou de casos raros que tenham importante relevância clínica.
- Não deverão ser incluídas referências bibliográficas.
- O conteúdo do resumo deve estar relacionado ao tópico escolhido.
- Não será permitida a utilização de gráfico, figuras ou tabela.
- Auxílio financeiro poderá vir ao final do resumo (optativo).
- Resultados baseados em afirmações como “resultados serão apresentados” e ou “dados serão analisados” não serão considerados. Estes devem ser expostos do modo mais claro possível e as conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados.
- Relatos de casos sem clara originalidade e relevância que justifiquem sua apresentação não serão aceitos. Também serão recusados trabalhos que conste apenas revisão da literatura, exceto as revisões sistemáticas com metanálise.
- Nomes comerciais não são permitidos, apenas os nomes genéricos das medicações, escritos em letras minúsculas.